Obter seu documento de viagem hoje em dia é muito tranqüilo: basta preencher um formulário com seus dados pessoais no website da Polícia Federal, link "requerer emissão de passaporte".
Após o preenchimento, quando você concluir clicando em "enviar" para inserir no sistema, será gerado o boleto. Aí é só imprimi-lo e desembolsar r$156,07 (valor em outubro de 2009). Não é exatamente uma bagatela, mas levando em conta que quem geralmente precisa deste tipo de documento de identificação não está com altas restrições orçamentárias, então nem parece relevante.
Antes do boleto é fornecido o número de seu protocolo, que é importante anotar para acompanhar o andamento do processo ou caso necessite emitir outra via do boleto.
É recomendável que você marque hora no Departamento de Polícia Federal porque algumas unidades atendem um número restrito de pessoas por dia, mas você pode conferir se a de sua preferência exige agendamento aqui.
Aí você vai alegre feliz e sorridente ao DPF com o boleto pago, o número de seu protocolo e a documentação exigida: documento de identidade, título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição, CPF e certidão de nascimento. O atendimento em si é muito rápido pois só vão conferir se você preencheu tudo certo, ver os docs, scannear suas digitar e coletar sua assinatura.
Ah, e não se iluda porque a fotografia é tirada lá na hora e certamente ela não sairá boa.
De resto é só alegria. Em uma semana seu doc tá na mão e durará por 5 anos. Espero que faça bom proveito!
P.s.: e providencia um porta passaporte, né! Tem pra todo gosto, até Emporio Armani, Louis Vuitton e Victorias Secrets.
Nenhum comentário:
Postar um comentário